Informática e a industria do entretenimento

by 08:03 0 comentários
     Uma das industrias que mais lucram nos dias atuais é a do entretenimento, movimentando bilhões e bilhões a cada ano, ela também teve que se adaptar à era digital. Dentro dessa industria temos o mercado de jogos digitais, seguido pela industria cinematográfica e também a musical, que teve de se adaptar a um novo modelo de mercado. Também começaram a surgir outros seguimentos, como por exemplo os "youtubers" e os influenciadores digitais.
Campeonato mundial de League of Legends 2015.

Vencedora Luminosity Gaming no mundial de CS:GO 2016.
     Os jogos digitais é o mercado que mais lucra dentro da industria do entretenimento, o seu crescimento é tanto que hoje em dia existem jogos que são considerados esportes digitais, os e-Sports. Os e-Sports estão cada vez mais tomando seu lugar na sociedade atual, no Brasil o tema ja começa a ser tratado com seriedade. No ultimo campeonato mundial de League of Legends, tivemos o time brasileiro PAIN Gaming como participante, e no ultimo final de semana ocorreu o torneio mundial de Counter-Strike: Global Offensive, o qual  tivemos equipe brasileira Luminosity Gaming como vencedora.

     O cinema segue em segundo como mercado mais lucrativo na industria. O cinema sempre movimentou grandes quantias e a informática contribui e muito com efeitos visuais e sonoros. Tivemos a implementação do conhecido fundo verde, que faz com que cenários impossíveis se tornem reais nas telinhas.
Efeitos visuais do filme Superman: O Retorno de 2006.

     Além disso, a informática contribuiu nos últimos anos para uma geração de filmes Sci-fi que elevaram a imaginação humana a um novo patamar. Se dispositivos Touch e televisões finas foram imaginadas a algumas décadas e hoje estão a disposição de todos, podemos esperar no futuro o teletransporte ou até mesmo a inteligência artificial absoluta, como no filme Transcendente?
Filme Transcedente de 2014.
     E, claro não podemos esquecer da indústria musical. Se o CD engoliu o LP, assistimos de camarote a decaída do CD em detrimento do torrent e downloads em geral. De maneira lícita ou ilícita todo mundo já baixou um álbum de uma banda, e vimos mais recentemente também o surgimento dos streamings como Spotify e Deezer para música e o Netflix para filmes. Os próximos passos de como a informática irá moldar os caminhos do entretenimento não podemos prever, mas com certeza presenciamos uma quebra de paradigmas que dificilmente voltará para o que era antes.
Aplicativo de streaming de musicas, Spotify.






0 comentários:

Postar um comentário